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Quais aprendizagens podem ser oportunizadas no momento da alimentação?

Com intencionalidade pedagógica, o momento das refeições na Educação Infantil podem estimular o desenvolvimento envolvendo diferentes campos de experiência.

Anunciar que é hora de comer é o suficiente para agitar as crianças, não é mesmo? Ou basta os bebês verem a movimentação de organização do espaço e sentirem o cheirinho do alimento e pronto, é aquele alvoroço. 

Esses momentos vão além do valor nutritivo – especialmente sabendo que para muitas crianças a refeição que fazem na escola pode ser a principal (ou única) que têm no dia. Também há aspectos sociais e cognitivos que envolvem a ação de se reunir em volta de uma mesa.

Por exemplo, se a criança não tem um bom ambiente relacional em casa no momento da refeição, é possível que surjam dificuldades. Também estão aquelas que apresentam seletividade alimentar (condição em que a pessoa come apenas determinados alimentos e há uma aversão por experimentar ou comer outros tipos de comida) – muito comum entre crianças com Transtorno do Espectro Autista.  Basta irmos a um restaurante para vermos como as crianças estão se relacionando com a alimentação nos contextos sociais, inclusive perceber como a maioria tem como suporte de distração as telas de celulares e tablets, deixando de prestar atenção no ato de comer ou em socializar na mesa. 

Cuidados para pensar os momentos de alimentação na escola

Dessa forma, ficou fácil de perceber que organizar momentos de alimentação envolve aspectos físicos, sociais e cognitivos. É papel da escola, desde a Educação Infantil, contribuir para essas experiências e aprendizagens, de forma a construir hábitos saudáveis. 

Caso a escola forneça a alimentação, ela tem de ser desenvolvida por uma equipe nutricional que cuide do valor educativo do cardápio do que é oferecido. Se as famílias enviam lanche, é importante ter combinados com os responsáveis a respeito do que colocar na lancheira.

Quando pensamos no momento em si da alimentação, é importante planejar a atividade, estando atento ao tempo e ao espaço. 

Por exemplo, em uma escola em que várias turmas ocupam o mesmo espaço, geralmente é feito um cronograma. Nesse modelo, é comum enriquecer a ação e limitar a independência da criança para realizar escolhas, experimentar com múltiplos sentidos o alimento envolvendo seu cheiro, textura e sabor, por uma necessidade de cumprir os acordos feitos pelos adultos. Ao tornar as refeições um momento meramente mecânico, perde-se a oportunidade de desenvolver aprendizagens importantes para o desenvolvimento dos pequenos.